Em que se baseia a tomada de decisão na sua EJ? Na intuição, em opiniões ou em dados? Para que um gerenciamento seja verdadeiramente assertivo um fator importante deve ser analisado: os dados. Sem métricas claras não é possível entender o contexto da empresa e traçar estratégias. Por isso, é vital a implementação do que chamamos de cultura de resultados
Mas o que é isso? Cultura de resultados nada mais é do que um estilo de cultura organizacional que preza pela disciplina em sua execução e focadas na mensuração dos resultados.
Agora que você já entende o que é e a importância de se trabalhar a cultura de resultados na sua EJ, separamos 5 dicas de como implementar e já implementar agora.
1) Defina os indicadores necessários para o acompanhamento das metas
“Não é possível acompanhar aquilo que não se mede!” Peter Drucker
Por isso, é importante traçar quais indicadores serão acompanhados. A escolha dos indicadores precisa partir das dores da sua EJ, cada dor pode levar a vários indicadores que vão refletir o contexto que a empresa se encontra e como os planos de ações estão surtindo ou não efeito nos resultados.
Dessa forma fica mais fácil de pensar em uma matriz de Esforço vs. Impacto, traçando estratégias mais efetivas em prol de alcançar as metas
2) Conheça a história
Se a EJ está começando agora a implementar a cultura de resultados, muito provavelmente existem poucos dados dos indicadores. Porém colete tudo aquilo que for possível, esse banco de informações servirá de comparativo e permitirá a empresa traçar estratégias entendendo também o contexto de cada período do ano.
3) Mantenha os resultados atualizados e a vista
Esses indicadores não podem ser atualizados apenas no inicio e no fim da gestão, é necessário um acompanhamento constante e também uma transparência desses resultados com a EJ. Isso por que, os indicadores são reflexo do trabalho do time como um todo, ou seja, nada mais justo e importante que a EJ esteja alinhada com os resultados e que ajudem na proposição de soluções para que possam trabalhar juntos de forma mais engajada.
4) Entenda o contexto da sua EJ
Fazer benchs e entender como é a cultura de resultados nas outras EJ é importante e pode auxiliar, porém é muito importante entender que cada EJ possui um perfil. Colete informações, mas não se esqueça de adaptar os estímulos para aqueles que vão gerar maior engajamento no time conforme o estilo da sua EJ.
5) Faça a análise crítica dos resultados e estratégias de ação
Os resultados dos indicadores precisam ser analisados e compreendidos, depois disso, eles precisam virar planos de ação rápidos para vencer a dor e conseguir influenciar no indicador analisado.
Um bom momento para isso é depois da reunião da empresa onde foram passados os resultados dos indicadores e os membros deram as sugestões de atuação, porque, a partir disso a diretoria executiva pode analisar a viabilidade de cada sugestão e já colocar em prática.
Comments